O discurso de ódio nas redes sociais!




     Esta semana fomos surpreendidos com uma notícia horripilante, uma lanchonete na Zona Norte carioca estaria utilizando carne de cães para rechear pastéis. Foram encontrados vários animais congelados no estabelecimento. A lanchonete era de propriedade de um chinês, que tentou explicar essa barbárie com o fato de que em seu país natal seria comum o consumo de cachorros.
   Desde então, começou uma onda de discursos ignorantes e preconceituosos contra os chineses.  Fiquei impressionada com a reação de algumas pessoas nas redes sociais que plantavam o ódio a toda uma população que sequer conhecem.
   Essa história me chamou atenção por dois motivos: o primeiro porque meu esposo é taiwanês e está sendo alvo de preconceito, e o segundo, de como as pessoas são capazes de afirmar discursos que não tem fundamento algum.
   Eram tantas pessoas chamando os chineses de malditos, porcos, etc que eu ficaria com medo de sair na rua se fosse oriental. Chegavam mesmo a dizer que todos os chineses estavam aqui ilegalmente e que todos tinham esse hábito de comer cachorros.  
Vamos lá, muito chineses vem pra cá em busca de uma vida melhor e são muito trabalhadores e disciplinados. E não é comum ou permitido o consumo de carne de cachorro na China.
   O problema que essas pessoas que plantam o ódio não querem ouvir nada, ou aprender nada, apenas pregam boicote, deportação, violências de todo o tipo à toda uma população de imigrantes orientais que se quer conhecem. Esse é o estopim para a violência desmedida de pessoas que compartilham calúnias e coisas inúteis nas redes sociais.
    Acredito que temos a obrigação de disseminar um discurso mais humano e ponderado nas redes, caso contrário teremos mais um ambiente (dessa vez virtual) poluído pela maldade e ignorância humana.
    Vamos combater isso com conhecimento, inovação, solidariedade #humanizarasredes!



Veja um pouco dos comentários cheios de ódio que disseminaram nas redes sociais essa semana. Em tempo, os comentários foram retirados do Facebook, mas ocultei as identidades das pessoas para preservá-las, embora elas não tenham preservado os imigrantes orientais que vivem aqui de acordo com as leis brasileiras.
   

·          
S A G Deviam deportar esse povo miserável... Eles foram chegando de mansinho e agora estão aí, vendendo desde pastel de cachorro à bugigangas Trazidas da própria China. Eles não estão aqui pq gostam do Brasil, e sim, pq o Brasil não existe uma política correta. As Leis são consideradas falhas, e nisso, eles se usufruem.

·          
J V M M Pastelaria chinesa todas imundas. Não sei como o povo tem coragem de comer nesses lugares. Vamos dá um basta nesses desumanos. Por favor, não entrem em pastelaria chinesa, vamos nos unir pelos nossos amigos que foram sacrificados.

·          
P V o Brasil tinha que se fechar para os estrangeiros igual os outros países fazem eles acham que como é na terra deles pode ser aqui também 
isso é horrível cade as autoridades?
coitados destes cães.....

·          
A L C Essa raça deveria ser proibida de entrar em nosso país e principalmente de abrirem qualquer tipo de comércio... #repúdio #odio #justiça

·         R A d B Colocar esse povo para fora do Brasil e só não comer mais no chiqueiro deles

·          
E M M ESSES XING LING VEM PRA CÁ QUE É LONGE ABEÇA DA CASAS DELES E AINDA NÃO RESPEITA A NOSSA CULTURA. SE LÁ ELES COMEM RATOS, COMEM BARATAS, COMEM CACHORRO ISSO É PROBLEMA DELES. NA MINHA OPINIÃO O QUE NÃO PODE É CHEGAR NO PAÍS DE OUTRA CULTURA, NO CASO O NOSSO E USAR DE SAFADEZA POR QUE PRA MIM ELES TÃO SENDO SÁBADOS!!!!! #NUNCA MAIS COMO NADA EM UM XING LING.
·          
V M S Depois que eu vi que na China é comum a rinha de cães, onde isso só termina onde um dos animais morrem, eu quero mais é ver os chineses sofrendo. Eu acho que cada um tem aquilo merece. Antes eu me sentia muito mal quando via histórias de trabalho escravo na China, mas hj eu penso que cada um recebe de volta aquilo que merece.

Comentários