Avaliação de “Produção de Texto” no 1º bimestre.


Circular E/SUBE/CED nº 24
                Rio de Janeiro, 13 de março de 2013.



Assunto: Avaliação de “Produção de Texto” no 1º bimestre.

             Sr(a). Coordenador(a) de E/SUBE/CRE,
             Sr(a). Gerente de E/SUBE/CRE/GED,
             Sr(a). Diretor(a) de Unidade Escolar,

Apresentamos os temas da “Produção de Texto” sobre livro lido, para o 1º bimestre de 2013:
- 2º Ano: Dizer o título de um dos livros que você leu, fazer uma ilustração sobre a história do livro e escrever frases sobre a história lida.
- 3º Ano: Escrever um bilhete convidando um colega a ler um livro que você já leu e escrever por que você gostou de ler o livro.
- 4º Ano: Escolher um personagem da história de um dos livros que você leu e escrever sobre ele (como ele é; do que ele gosta; o que ele faz; etc.).
- 5º Ano: Retirar o personagem principal da história de um dos livros que você leu e contar com suas palavras o que ele fez de mais importante na história.
- 6º Ano: Baseado em um dos livros lidos neste bimestre, explicar o conflito gerador e suas consequências.
- 7º Ano: Baseado em um dos livros que você leu, explicar como a situação inicial da história se complica (conflito gerador) e por quê.
- 8º Ano: Escolher um dos livros que você leu neste bimestre e escrever resumidamente a sua história, obedecendo à estrutura da narrativa (situação inicial; conflito gerador; clímax e desfecho).
- 9º Ano: Escolher um dos livros que você leu neste bimestre e escrever resumidamente a sua história, obedecendo à estrutura da narrativa (situação inicial; conflito gerador; clímax e desfecho).

Observações:
1. A prova de Produção Textual deverá ser realizada no período de 1º  a 19 de abril.
2. É fundamental que haja continuidade do trabalho de leitura e produção textual, visando a destacar a função social da leitura e a reforçar a sua divulgação. Existem muitas possibilidades que o professor pode e deve criar, como, por exemplo, divulgar os textos no mural da sala e/ou da escola, depois de reescritos.
3. Deve constituir etapa da Produção Textual o professor, após a correção dos textos, trabalhar com a turma os itens em que os alunos apresentaram maior dificuldade. Por exemplo: se a turma teve baixo desempenho na questão da estrutura, mostrar a eles as diversas formas de estruturar um texto, de acordo com seu tipo.
 4. A reescritura do texto é etapa importantíssima para o aluno aprender a aprimorá-lo. Por exemplo: no caso do uso da língua, se o professor apenas marcar onde o aluno errou – palavras com ortografia errada, pontuação mal colocada ou não colocada, palavra mal empregada quanto ao sentido etc. -, pode supervisionar um trabalho de revisão em duplas, com material de apoio, como um dicionário e uma gramática.
Seguem, em anexo, os critérios de correção das produções escritas dos alunos neste bimestre.
            Reafirmamos a importância da leitura e da escrita para o desenvolvimento dos alunos.

Comentários