Circular E/SUBE/CED
nº 24
Rio de Janeiro, 13 de março de 2013.
Assunto:
Avaliação de “Produção de Texto” no 1º bimestre.
Sr(a). Coordenador(a)
de E/SUBE/CRE,
Sr(a). Gerente de
E/SUBE/CRE/GED,
Sr(a). Diretor(a) de
Unidade Escolar,
Apresentamos os temas da “Produção de Texto” sobre livro lido,
para o 1º bimestre de 2013:
- 2º Ano: Dizer o título de um dos livros que você leu, fazer uma
ilustração sobre a história do livro e escrever frases sobre a história lida.
- 3º Ano: Escrever um bilhete convidando um colega a ler um livro que
você já leu e escrever por que você gostou de ler o livro.
- 4º Ano: Escolher um personagem da história de um dos livros que
você leu e escrever sobre ele (como ele é; do que ele gosta; o que ele faz;
etc.).
- 5º Ano: Retirar o personagem principal da história de um dos livros
que você leu e contar com suas palavras o que ele fez de mais importante na
história.
- 6º Ano: Baseado em um dos livros lidos neste bimestre, explicar o
conflito gerador e suas consequências.
- 7º Ano: Baseado em um dos livros que você leu, explicar como a
situação inicial da história se complica (conflito gerador) e por quê.
- 8º Ano: Escolher um dos livros que você leu neste bimestre e
escrever resumidamente a sua história, obedecendo à estrutura da narrativa
(situação inicial; conflito gerador; clímax e desfecho).
- 9º Ano: Escolher um dos livros que você leu neste bimestre e
escrever resumidamente a sua história, obedecendo à estrutura da narrativa
(situação inicial; conflito gerador; clímax e desfecho).
Observações:
2. É fundamental que haja continuidade do trabalho de leitura e
produção textual, visando a destacar a função social da leitura e a
reforçar a sua divulgação. Existem muitas possibilidades que o professor pode e
deve criar, como, por exemplo, divulgar os textos no mural da sala e/ou da
escola, depois de reescritos.
3. Deve constituir etapa da Produção
Textual o professor, após a correção dos textos, trabalhar com a turma os itens em que os alunos apresentaram maior
dificuldade. Por exemplo: se a turma teve baixo desempenho na questão da
estrutura, mostrar a eles as diversas formas de estruturar um texto, de acordo
com seu tipo.
Seguem, em anexo, os critérios de correção das produções
escritas dos alunos neste bimestre.
Reafirmamos
a importância da leitura e da escrita para o desenvolvimento dos alunos.
Comentários
Postar um comentário