II Seminário Internacional: Reconfigurações do Público: Arte, Pedagogia e Participação


II Seminário Internacional Reconfigurações do público: arte, pedagogia e participação dá continuidade à sua 1º edição que reuniu em 2011 colaboradores brasileiros e estrangeiros motivados pela busca por novas perspectivas acerca do papel público dos museus de arte.
Tendo em vista as profundas transformações por que passam os museus na atualidade pretende-se nesta 2ª edição do seminário dar continuidade aos debates e reflexões sobre as questões criticas que envolvem as reconfigurações públicas dos museus hoje. Para isso, serão estudados casos históricos e contemporâneos relativos às convergências entre as práticas artísticas, curatoriais e pedagógicas dentre e fora dos museus com uma perspectiva nacional e internacional.
9 DE NOVEMBRO
 
11h às 13h – Museu/Escola aprendizagens em rede: processo aberto
Este ano o Núcleo iniciou uma linha de ação piloto que busca refletir e experimentar as possíveis relações entre museu e escola. Esta mesa pretende apresentar e criar um processo aberto e crítico de planejamento e aprendizagem visando projetar possíveis rumos e iniciativas na relação do MAM com as escolas em 2013. 
  • Ana Chaves (RJ) e Gleyce Kelly Heitor (PE), Educadoras do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM
  • Luiz Lima, (RJ), Fotógrafo e educador da Spectaculu - Escola de arte e tecnologia e Anita Sobar (RJ), Artista educadora do Núcleo Experimental de Educação e Arte
  • Jorge Luiz M. Peçanha (RJ), educador Escola Municipal Emílio Carlos
  • Teresa Cristina Gil Mello (RJ), Coordenadora Núcleo de Artes, Copacabana, Espaço de Extensão, Secretaria Municipal de Educação
  • Moderadora: Mara Pereira (RJ), Educadora do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM
 

Comentários