O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro realizará a exposição “Impressionismo: Paris e a Modernidade” no período de 23 de outubro a 13 de janeiro de 2012.


 
quarta-feira, 5 de setembro de 2012 21:00
Prezado Professor,

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro realizará a exposição “Impressionismo: Paris e a Modernidade”  no período de 23 de outubro a 13 de janeiro de 2012.

A exposição traz pela primeira vez ao Brasil uma seleção de 85 obras-primas do acervo do Museu d’Orsay de Paris.  A mostra reflete a história da pintura ocidental no período que compreende a segunda metade do século XIX e início do século XX, dividida em módulos temáticos que apresentam obras de Degas, Monet, Toulouse-Lautrec, Gauguin, Cézanne,Manet,  Van Gogh e Renoir, dentre outros. 

Cientes do grande interesse despertado pelo tema entre professores e estudantes propomos organizar, com a  colaboração com dessa Secretaria, capacitação para professores e agendamento de turmas a serem atendidas pelo Programa Educativo deste Centro Cultural, com o objetivo de otimizar a recepção dos estudantes, conforme critérios abaixo explicitados.

1) A capacitação dos Professores:

O Programa Educativo oferecerá aos professores um encontro de capacitação gratuito, com emissão de certificado, denominado “Práticas e Reflexões com Educadores: Impressionismo”, onde serão enfocados os aspectos mais relevantes da  movimento, apresentadas e debatidas abordagens e atividades  para subsidiar o trabalho em sala de aula além de proporcionar  esclarecimentos sobre o trabalho desenvolvido pelo CCBB Educativo.

O encontro será oferecido para os professores, da seguinte forma:

Dia 22/09 – apenas para Escolas Municipais
de 9h às 12h no Teatro I
de 13h às 16h no Auditório GEPES

Dia 29/09 – apenas para Escolas Estaduais
de 9h às 12h no Teatro I
de 13h às 16h no Auditório GEPES

Dia 06/10 – apenas para Escolas Particulares
de 9h às 12h no Teatro I
de 13h às 16h no Auditório GEPES

Dia 20/10 – para  Escolas Particulares, Públicas, Ongs, Instituições entre outros
de 9h às 12h no Teatro I

Para inscrever-se, o professor deverá ligar até o dia 14.10, para o Programa Educativo, de terça a sexta, entre 09 e 17 horas, pelos telefones 21 – 3808-2070 ou 3808-2254 ou escrever para o emailccbbeducativo.reflexoes@gmail.com, indicando o dia e o horário de preferência para sua participação, limitada ao número de vagas. Serão 172 vagas no horário da manhã e 100 vagas para o horário da tarde.


2) Agendamento de turmas a serem atendidas pelo Programa Educativo do CCBB  – para escolas que virão com transporte próprio:

Os agendamentos para visitas mediadas às escolas acontecerão nos dias 22/09, 29/09 e 06/10 (conforme discriminados acima), durante os encontros de capacitação dos professores. Será obrigatoriamente presencial e por meio de sorteio entre os professores presentes, tendo em vista que não dispomos de vagas para todas as escolas.  APENAS UM PROFESSOR, POR ESCOLA, PODERÁ COMPARECER AO ENCONTRO. OS DEMAIS PROFESSORES DEVERÃO SE INSCREVER PARA O DIA 20/10.


3) Sorteio de ônibus gratuito para transporte escolar:

As vagas de agendamento de visita com os ônibus fornecidos pelo CCBB, serão sorteadas proporcionalmente ao número de professores inscritos em cada horário do encontro de capacitação.


A visitação da exposição é franqueada a todos. As escolas que não forem contempladas com agendamento, em razão da limitação da capacidade de atendimento do Programa Educativo, poderão ao vir ao  CCBB para visitar a exposição normalmente mas não terão entrada prioritária.  Como os demais visitantes do CCBB terão  acesso às salas da mostra por ordem de chegada.

É imprescindível a presença de acompanhantes responsáveis, na proporção de um adulto para cada grupo de 10 alunos, para escolas agendadas ou não, uma vez que o Centro Cultural Banco do Brasil não se responsabiliza pelos mesmos.

O arquivo em pdf do caderno de mediação elaborado pelo Programa Educativo para a mostra “Impressionismo: Paris e a Modernidade”, já está  disponível no site do Banco do Brasil: www.bb.com.br/cultura (mais sobre cultura/aba cultura/item catálogos). 


Atenciosamente,

CCBB Educativo

Comentários