Assunto: “Ação Educativa Séculos Indígenas no Brasil – Centro Cultural CAIXA RJ".


A Coordenadoria de Educação da Secretaria Municipal de Educação informa que a cidade do Rio de Janeiro receberá o “Projeto Séculos Indígenas no Brasil” em sua 4ª edição e contemplará uma Ação Educativa voltada para atender aos professores da rede municipal. Faz parte do projeto uma  exposição, a ser realizada de 1º de junho a 1º de julho de 2012 no Centro Cultural CAIXA RJ, na Av. Almirante Barroso, 25, vizinho à estação Carioca do Metrô.

2.         Esta ação junto a professores e alunos, incorpora-se às iniciativas do Programa Rio-Escola sem Preconceito. O processo de atualização dos docentes atende às recomendações da Lei 11.645/08, que tornou obrigatória a inclusão da temática indígena nos currículos escolares. A Ação Educativa do Projeto Séculos Indígenas no Brasil tratará da história e culturas dos povos indígenas no Brasil contemporâneo, e promoverá um conjunto de atividades voltadas à formação e instrumentalização para o trabalho em sala de aula e à preparação do público escolar para a visita à exposição.

3.         A Ação Educativa Séculos Indígenas no Brasil contará com:
 - Formação dos mediadores culturais da CAIXA para a realização de visitas mediadas à exposição, dirigidas aos alunos da rede municipal de ensino do RJ.
- Fórum de Atualização sobre Culturas Indígenas, atividade voltada à formação de professores. Este encontro, será realizado no dia 5 de junho, na Sala do Cinema do Centro Cultural CAIXA RJ, na Av. Almirante Barroso, 25, em dois horários – de 08h às 11h30min e de 13h30min às 17h – e contará com palestras de importantes lideranças indígenas, tais como Álvaro Tukano e Rosane Kaingang e da equipe de coordenação da Ação Educativa Séculos Indígenas.
- Cada turma receberá a inscrição de 40 professores e a programação do curso contemplará uma visita dos professores à Exposição.
- Visitas mediadas à exposição, para alunos da rede municipal de ensino.
- Distribuição de Material Didático para os professores presentes ao curso.
- Oferta de ônibus com 40 lugares para a condução dos alunos à Exposição, sendo um ônibus pela manhã (10h) e outro à tarde (15h), previamente agendado pelo telefone do Centro Cultural CAIXA RJ (2544-4080) ou pelo email (agendamento.rio@gentearteira.com). Todas as atividades serão oferecidas gratuitamente.

4.         As inscrições serão realizadas pelo email jaime.santos@rioeduca.net no período de 14 a 25 de maio de 2012. Importante: as 80 inscrições respeitarão a ordem de chegada dos emails solicitando a participação na turma da manhã ou na turma da tarde.

5.         Público-Alvo: Professores Regentes I e II, Coordenadores Pedagógicos e Professores das Salas de Leitura.
           
 6.  Poderá inscrever-se e participar da Ação Educativa, um professor por escola.

7.         Cada E/SUBE/CRE deverá favorecer a inscrição de oito docentes, a serem distribuídos pelas duas turmas oferecidas à SME – 04 professores pela manhã e 04 pela tarde -. A inscrição por email deverá informar: nome, matrícula, escola, se é Prof. I, II,  Coordenador Pedagógico ou professor de Sala de Leitura, email e telefones para contato. Deverá informar a preferência pelo horário, se a turma da manhã ou da tarde. Cada participante deverá compartilhar em sua escola, as informações e materiais recebidos.

8.         Contamos com o apoio de todos na ampla divulgação, de modo a garantir que os Professores Regentes I e II, os Coordenadores Pedagógicos e professores das Salas de Leitura tomem ciência da ação formadora e da Exposição, aberta aos alunos da rede, bem como procedam às inscrições, de acordo com os prazos estipulados. No anexo, mais informações ao professor sobre o Projeto Séculos Indígenas no Brasil.

9.       Considerada a proximidade do local da Exposição da estação Carioca do Metrô, mesmo os professores que não fizerem o curso poderão agendar a visita de seus alunos, pelos canais divulgados nesta circular.  

Comentários