NENHUMA CRIANÇA A MENOS 2012 DESCRITORES PARA AS PROVAS DE MAIO



MATEMÁTICA
3º ANO

1)    Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e valor posicional.

2)    Estabelecer, num problema, trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.

3)    Identificar a localização de números naturais na reta numérica. 85% em 2011.

4)    Ler horas exatas em relógio analógico ou digital.

5)    Identificar a unidade de medida (de massa, de comprimento ou de capacidade) a ser utilizada em situações do cotidiano.

6)    Identificar formas geométricas bidimensionais, como quadrado, retângulo e círculo.

7)    Calcular o resultado de uma subtração de números naturais, com ou sem recurso.

8)    Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

9)     Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).

10)  Interpretar dados ou informações em representações gráficas tais como listas, tabelas e gráficos.













4º ANO

1)    Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

2)      Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

3)    Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alterar um estado inicial (positiva ou negativa), comparar e transformar (positiva ou negativa).

4)      Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.

5)      Resolver problema com números naturais, envolvendo as noções de: dezena, dúzia, metade, dobro ou triplo.

6)      Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional (até milhar).

7)      Reconhecer a decomposição de números naturais nas diversas ordens até milhar.

8)    Identificar a localização de números naturais na reta numérica (até 999).

9)    Calcular o resultado de uma subtração de números naturais.

10)   Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados subtração: juntar, alterar um estado inicial (positiva ou negativa), comparar e transformar (positiva ou negativa).



















7º ANO

1)    Identificar a localização de números inteiros na reta numérica. 74,8% em 2011.

2)      Resolver problema com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão).

3)      Representar expressões numéricas em diversas situações.

4)      Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

5)      Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.

6)      Resolver problema envolvendo informações em tabelas e/ou gráficos.

7)      Analisar informações contidas num gráfico.

8)    Resolver problemas que envolvam porcentagem.

9)    Reconhecer números opostos ou simétricos.

10)  Efetuar cálculos que envolvam operações com números inteiros (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
























8º ANO

1)      Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

2)      Identificar a localização de números racionais na reta numérica.

3)      Aplicar a noção de perímetro e área de figuras planas.

4)      .Identificar a geratriz de uma dízima periódica.

5)      Reconhecer as diferentes representações de um número racional.

6)      Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (gráficos).

7)      Utilizar as expressões algébricas para generalizar propriedades das operações aritméticas.

8)      Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.

9)      Escrever uma equação do 1º grau que represente uma situação matemática e resolvê-la.

10)  Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequência de números ou figuras.

























PORTUGUÊS


3º ANO

QUESTÂO
DESCRITOR
1
Reconhecer a ordem alfabética.
2
  Identificar finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.
3
  Identificar assunto de um texto lido ou ouvido.
4
 Localizar informações explícitas em um texto.
5
 Identificar finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.
6
  Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto imediato.
7
 Localizar informações explícitas em um texto.

8
Interpretar  texto  com  auxílio  de  material  gráfico  diverso ( propagandas, quadrinhos, foto etc)
9
Estabelecer relações de causa e conseqüência entre as partes e os elementos do texto.
10
 Interpretar texto  com  auxílio  de  material  gráfico  diverso.












4º ANO
PORTUGUÊS
QUESTÂO
DESCRITOR
1
Localizar informações explícitas em um texto
2
 lnferir sentido a uma  palavra ou expressão.
3
 lnferir o sentido de uma palavra ou expressão.
4
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso.
5
 Identificar efeitos de humor ou ironia.
6
Estabelecer relações lógico – discursivas presentes no texto, marcadas por advérbios.
7
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
8
Identificar um conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
9
Identificar o tema central do texto.
10
Identificar o tempo verbal expresso em um enunciado.












7º ANO
PORTUGUÊS
QUESTÂO
DESCRITOR
1
Localizar informações explícitas em um texto
2
ldentificar o tema de um texto.
3
 lnferir o sentido de uma palavra ou expressão.
4
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto marcadas por advérbios, conjunções etc.
5
 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros..
6
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
7
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e outras notações.
8
Identificar  a finalidade de textos de diferentes gêneros.
9
Inferir sentido de uma palavra ou expressão.
10
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma  determinada palavra ou expressão.









8º ANO
PORTUGUÊS
QUESTÂO
DESCRITOR
1
 Identificar a finalidade de textos  de diferentes gêneros.
2
Inferir uma informação implícita em um texto
3
 Reconhecer níveis de registro ( formal e informal).
4
Inferir sentido de uma palavra ou expressão
5
Localizar informações explícita em um texto.
6
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto marcadas por conjunções, advérbios etc.
7
 Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o  interlocutor de um texto.
8
Distinguir um fato de uma opinião relativa a este fato.
9
Estabelecer relação de causa/ conseqüência entre partes e elementos do texto.
10
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões  relativas ao mesmo  fato ou ao mesmo tema.










Comentários