MATEMÁTICA
3º ANO
1)
Reconhecer
e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como
agrupamentos e trocas na base 10 e valor posicional.
2)
Estabelecer,
num problema, trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em
função de seus valores.
3)
Identificar
a localização de números naturais na reta numérica. 85% em 2011.
4)
Ler
horas exatas em relógio analógico ou digital.
5)
Identificar
a unidade de medida (de massa, de comprimento ou de capacidade) a ser utilizada
em situações do cotidiano.
6) Identificar formas geométricas
bidimensionais, como quadrado, retângulo e círculo.
7)
Calcular
o resultado de uma subtração de números naturais, com ou sem recurso.
8)
Calcular
o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
9)
Resolver problemas com números naturais,
envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de
um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação
(positiva ou negativa).
10) Interpretar dados ou informações em
representações gráficas tais como listas, tabelas e gráficos.
4º ANO
1)
Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números
naturais.
2)
Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números
naturais.
3)
Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes
significados da adição ou subtração:
juntar, alterar um estado inicial (positiva ou negativa), comparar e
transformar (positiva ou negativa).
4)
Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas
do sistema monetário brasileiro.
5)
Resolver problema com números naturais, envolvendo
as noções de: dezena, dúzia, metade, dobro ou triplo.
6)
Reconhecer e utilizar características do sistema de
numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do
valor posicional (até milhar).
7)
Reconhecer a decomposição de números naturais nas
diversas ordens até milhar.
8)
Identificar
a localização de números naturais na reta numérica (até 999).
9)
Calcular
o resultado de uma subtração de números naturais.
10) Resolver problema
com números naturais, envolvendo diferentes significados subtração: juntar,
alterar um estado inicial (positiva ou negativa), comparar e transformar
(positiva ou negativa).
7º ANO
1)
Identificar
a localização de números inteiros na reta numérica. 74,8% em 2011.
2)
Resolver
problema com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão).
3)
Representar
expressões numéricas em diversas situações.
4)
Resolver
problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão, potenciação).
5)
Associar
informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as
representam e vice-versa.
6)
Resolver problema envolvendo informações em tabelas
e/ou gráficos.
7)
Analisar informações contidas num gráfico.
8)
Resolver
problemas que envolvam porcentagem.
9)
Reconhecer
números opostos ou simétricos.
10) Efetuar cálculos que envolvam operações com
números inteiros (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
8º ANO
1)
Resolver
problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
2)
Identificar
a localização de números racionais na reta numérica.
3)
Aplicar
a noção de perímetro e área de figuras planas.
4)
.Identificar
a geratriz de uma dízima periódica.
5)
Reconhecer
as diferentes representações de um número racional.
6)
Resolver
problema envolvendo noções de porcentagem (gráficos).
7)
Utilizar
as expressões algébricas para generalizar propriedades das operações
aritméticas.
8)
Calcular
o valor numérico de uma expressão algébrica.
9)
Escrever
uma equação do 1º grau que represente uma situação matemática e resolvê-la.
10) Identificar a expressão algébrica que
expressa uma regularidade observada em sequência de números ou figuras.
PORTUGUÊS
3º ANO
QUESTÂO
|
DESCRITOR
|
1
|
Reconhecer a ordem
alfabética.
|
2
|
Identificar finalidades e funções da leitura
em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do
texto.
|
3
|
Identificar assunto de um texto lido ou
ouvido.
|
4
|
Localizar informações explícitas em um
texto.
|
5
|
Identificar finalidades e funções da leitura
em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do
texto.
|
6
|
Inferir o
sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto imediato.
|
7
|
Localizar informações explícitas em um
texto.
|
8
|
Interpretar texto
com auxílio de
material gráfico diverso ( propagandas, quadrinhos, foto etc)
|
9
|
Estabelecer relações de
causa e conseqüência entre as partes e os elementos do texto.
|
10
|
Interpretar texto com
auxílio de material
gráfico diverso.
|
4º
ANO
PORTUGUÊS
QUESTÂO
|
DESCRITOR
|
1
|
Localizar informações explícitas em
um texto
|
2
|
lnferir sentido a uma palavra ou expressão.
|
3
|
lnferir o sentido de uma palavra ou
expressão.
|
4
|
Interpretar
texto com auxílio de material gráfico diverso.
|
5
|
Identificar efeitos de humor ou ironia.
|
6
|
Estabelecer relações lógico –
discursivas presentes no texto, marcadas por advérbios.
|
7
|
Distinguir um fato da opinião
relativa a esse fato.
|
8
|
Identificar um
conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
|
9
|
Identificar
o tema central do texto.
|
10
|
Identificar o tempo verbal expresso
em um enunciado.
|
7º
ANO
PORTUGUÊS
QUESTÂO
|
DESCRITOR
|
1
|
Localizar informações explícitas em
um texto
|
2
|
ldentificar o tema de um texto.
|
3
|
lnferir o
sentido de uma palavra ou expressão.
|
4
|
Estabelecer
relações lógico-discursivas presentes no texto marcadas por advérbios,
conjunções etc.
|
5
|
Identificar a
finalidade de textos de diferentes gêneros..
|
6
|
Distinguir um fato da opinião
relativa a esse fato.
|
7
|
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da
pontuação e outras notações.
|
8
|
Identificar a finalidade de textos de diferentes
gêneros.
|
9
|
Inferir
sentido de uma palavra ou expressão.
|
10
|
Reconhecer o efeito de
sentido decorrente da escolha de uma
determinada palavra ou expressão.
|
8º
ANO
PORTUGUÊS
QUESTÂO
|
DESCRITOR
|
1
|
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
|
2
|
Inferir uma informação implícita em
um texto
|
3
|
Reconhecer
níveis de registro ( formal e informal).
|
4
|
Inferir sentido de uma palavra ou
expressão
|
5
|
Localizar informações explícita em um texto.
|
6
|
Estabelecer
relações lógico-discursivas presentes no texto marcadas por conjunções,
advérbios etc.
|
7
|
Identificar as marcas lingüísticas que
evidenciam o locutor e o interlocutor
de um texto.
|
8
|
Distinguir um fato de
uma opinião relativa a este fato.
|
9
|
Estabelecer
relação de causa/ conseqüência entre partes e elementos do texto.
|
10
|
Reconhecer posições
distintas entre duas ou mais opiniões
relativas ao mesmo fato ou ao
mesmo tema.
|
Comentários
Postar um comentário