Aberta seleção para trabalho de voluntários na Rio+20


RIO - Jovens estudantes e profissionais de todo o país que queiram trabalhar como voluntários durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) têm até o dia 19 deste mês para se inscreverem no processo seletivo. O primeiro edital do Programa Volutariado Rio+20 oferece 400 vagas para universitários (graduação e pós-graduação) ou para profissionais formados, que irão atuar como guias de visitas às comunidades e em atividades nas áreas de sustentabilidade, tecnologia da informação e orientação e apoio à sociedade civil, entre outras.
Além destas vagas, o programa abrirá inscrições para outros dois perfis: voluntários jovens e voluntários do ensino médio. Ao todo, serão selecionados 1,7 mil voluntários. A iniciativa é parte do projeto de cooperação técnica "Parcerias para Realização da Rio+20", desenvolvido pelo Comitê Nacional Organizador da Conferência (CNO) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Os voluntários selecionados passarão por um treinamento obrigatório, com carga horária de 20 horas/aula, envolvendo os seguintes temas: voluntariado e formação cidadã; histórico da Conferência Rio+20 e sustentabilidade; direitos humanos, gênero e igualdade racial; e voluntariado na Rio+20. A capacitação dos jovens será realizada no mês de maio pelo PNUD/CNO, pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) e pela Secretaria de Educação do Estado do RJ, cada qual responsável por um perfil.
O conteúdo das oficinas será elaborado por consultores contratados, em consulta com o CNO, o PNUD, o programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) e parceiros, como a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria Nacional de Juventude.
Todos os voluntários participantes do programa receberão ajuda de custos no valor de R$ 25 por dia de treinamento e R$ 35 por dia de atuação. Os voluntários atuarão por 4 horas diárias, por no mínimo 10 dias, no período de 05 a 30 de junho. Ao final do processo, os voluntários receberão certificado de atuação voluntária e serão cadastrados em um banco de dados que será oferecido a outras instituições organizadoras de grandes eventos no Rio de Janeiro.

leia mais:

http://www.rio20.gov.br/documentos/documentos-do-brasil/edital-01-2012-voluntarios-profissionais

Comentários