Sugestões de atividades e uso da carga horária extraclasse para as Escolas com Pré-escola e Espaços de Desenvolvimento Infantil


Pré-Escola

Pensando em proporcionar às nossas crianças um ambiente acolhedor com condições favoráveis de aprendizagem nos espaços educativos, o círculo montessoriano é uma ferramenta que estará presente em todas as salas de atividades da Pré-escola. No início e no final do dia, o professor e as crianças estarão em roda, desafiados a dialogar uns com os outros sobre assuntos de seu interesse, a ouvir o que cada um traz sobre suas histórias, trocando experiências musicais e artísticas, avaliando o dia, refletindo sobre o seu processo de aprendizagem, enfim, exercitando a participação em grupo, vivendo sua cidadania com alegria e serenidade.
Sugerimos algumas ideias para enriquecer o cotidiano e tornar a carga horária extraclasse dos professores regentes das turmas de educação infantil (pré-escola) mais rica e produtiva.
            O planejamento ganha vida se construído coletivamente.  Os educadores que convivem com um grupo de crianças mais de perto têm o seu olhar sobre ele e sobre cada criança.  Compartilhar essas observações e impressões individuais enriquece o planejamento e o trabalho na educação infantil.  Os coordenadores pedagógicos poderão contribuir com um olhar mais amplo, relacionando o projeto pedagógico da instituição e o planejamento da turma.  O professor regente da turma de pré-escola pensará em ações para o grupo todo, para pequenos grupos e para algumas crianças em especial (PLANEJAR PARA TODOS E CADA UM).
            De forma a organizar a carga horária extraclasse do professor regente de pré-escola, propomos que a equipe da direção introduza, na rotina, um horário de acolhida, sem a presença do professor, no qual as crianças estejam reunidas em torno de uma atividade coletiva.
            Para isto, é necessário ter em mente:
·         Considerar que este horário é de muito movimento e que as crianças chegam aos poucos.  
·         Organizar as crianças, que forem chegando, no refeitório, em uma sala ou em uma roda no pátio.
·         As atividades devem favorecer a integração das crianças de turmas diferentes e valorizar o que elas trazem.
·         Pensar em estratégias que se repitam em alguns dias da semana, como por exemplo:
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira

Novidades do final de semana
(Quem desejar compartilhar é convidado a contar algo, usando fantoches se desejar)

Dia da música

(Músicas trazidas pelas crianças e pelos adultos)

Dia dos livros

(Cesta de livros disponível ou contação de histórias)

Dia da música

(Músicas trazidas pelas crianças e pelos adultos)

Dia dos livros

(Cesta de livros disponível ou contação de histórias)


            Além disso, a equipe da direção (Diretores e/ou Coordenadores Pedagógicos) deverá reservar uma hora semanal para estar junto com cada turma, realizando uma assembleia com os assuntos de interesse das crianças e dos adultos.  Lembramos que, principalmente nesta faixa etária, o uso de livros, músicas, brincadeiras são excelentes mediadores, ampliando as possibilidades das discussões verbais.
Quadro inicial para o horário extraclasse semanal para o professor de pré-escola na escola de horário parcial

PROFISSIONAL DA TURMA


HORÁRIO DE TRABALHO

HORÁRIO EXTRACLASSE SEMANAL


PROFESSOR II

7h 15min às 11h 45min*

12h 45min às 17h 15min*

Ou

7h 30min às 12h*

13h às 17h 30min*


  • 30 min diários, perfazendo 2h 30min semanais (acolhida, colação e atividades coletivas);

  • 2 tempos de Educação Física;

  • 1  tempo de Sala de Leitura ou 1 tempo de atividades (oficinas e/ou projetos específicos) com a Coordenadora Pedagógica;

  • 1 hora de Assembleia com a Direção.

*De acordo com a Resolução nº 1178 de 02/02/12, no art. 4º e § 1º

Desta maneira, garantem-se, aproximadamente, 6h30min iniciais de horário extraclasse. Este horário será, gradativamente, ampliado, de acordo com a possibilidade de recursos humanos destinados à escola.
Para integrar o grupo de professores, sugerimos pequenos encontros quinzenais, dinamizados pelo Coordenador Pedagógico, por grupamento, garantindo que, neste momento, as crianças estejam em seus horários de Educação Física ou Assembleia.





Horário extraclasse semanal para o professor de pré-escola, na escola de horário integral


PROFISSIONAL DA TURMA

HORÁRIO DE TRABALHO


HORÁRIO EXTRACLASSE SEMANAL

PROFESSOR II

7h 30min às 16h 30min*

ou

8h às 17h*

·          
·         30 minutos diários no desjejum =2h30 semanais
·          
·         30 minutos diários no lanche= 2h30 semanais
·         Nestes momentos, as crianças, de acordo com a chegada, serão coordenadas pela equipe da Direção.
·         2 tempos de Educação Física, 1 manhã e 1 tarde
·         1 h de Assembleia com a Direção;
·         1 hora de atividades (oficinas e/ou projetos específicos) com a Coordenadora Pedagógica, Sala de Leitura ou outro profissional disponível;
Sugestão de estratégia:
2 horários de oficinas 2 vezes na semana nas quais as crianças estarão distribuídas pelas demais turmas e/ou oficinas (HC).

*De acordo com a Resolução nº 1178 de 02/02/12, no art. 4º e § 2º
Esta carga horária deverá ser dividida de forma equilibrada, entre os turnos.

Comentários