Sugestões de atividades e uso da carga horária extraclasse para as Escolas com Pré-escola e Espaços de Desenvolvimento Infantil
Pré-Escola
Pensando em proporcionar às nossas crianças um
ambiente acolhedor com condições favoráveis de aprendizagem nos espaços
educativos, o círculo montessoriano é uma ferramenta que estará presente em
todas as salas de atividades da Pré-escola. No início e no final do dia, o
professor e as crianças estarão em roda, desafiados a dialogar uns com os
outros sobre assuntos de seu interesse, a ouvir o que cada um traz sobre suas
histórias, trocando experiências musicais e artísticas, avaliando o dia,
refletindo sobre o seu processo de aprendizagem, enfim, exercitando a
participação em grupo, vivendo sua cidadania com alegria e serenidade.
Sugerimos algumas ideias para enriquecer o
cotidiano e tornar a carga horária extraclasse dos professores regentes das
turmas de educação infantil (pré-escola) mais rica e produtiva.
O planejamento ganha vida se
construído coletivamente. Os educadores
que convivem com um grupo de crianças mais de perto têm o seu olhar sobre ele e
sobre cada criança. Compartilhar essas
observações e impressões individuais enriquece o planejamento e o trabalho na
educação infantil. Os coordenadores
pedagógicos poderão contribuir com um olhar mais amplo, relacionando o projeto
pedagógico da instituição e o planejamento da turma. O professor regente da turma de pré-escola
pensará em ações para o grupo todo,
para pequenos grupos e para algumas crianças em especial (PLANEJAR PARA TODOS E
CADA UM).
De
forma a organizar a carga horária extraclasse do professor regente de
pré-escola, propomos que a equipe da direção introduza, na rotina, um horário
de acolhida, sem a presença do professor, no qual as crianças estejam reunidas
em torno de uma atividade coletiva.
Para isto, é necessário ter em
mente:
·
Considerar que este horário é de
muito movimento e que as crianças chegam aos poucos.
·
Organizar as crianças, que forem
chegando, no refeitório, em uma sala ou em uma roda no pátio.
·
As atividades devem favorecer a
integração das crianças de turmas diferentes e valorizar o que elas trazem.
·
Pensar em estratégias que se
repitam em alguns dias da semana, como por exemplo:
Segunda-feira
|
Terça-feira
|
Quarta-feira
|
Quinta-feira
|
Sexta-feira
|
Novidades do final de semana
(Quem
desejar compartilhar é convidado a contar algo, usando fantoches se desejar)
|
Dia da
música
(Músicas
trazidas pelas crianças e pelos adultos)
|
Dia dos livros
(Cesta de
livros disponível ou contação de histórias)
|
Dia da música
(Músicas
trazidas pelas crianças e pelos adultos)
|
Dia dos livros
(Cesta de
livros disponível ou contação de histórias)
|
Além disso, a equipe da direção (Diretores
e/ou Coordenadores Pedagógicos) deverá reservar uma hora semanal para estar
junto com cada turma, realizando uma assembleia com os assuntos de interesse
das crianças e dos adultos. Lembramos
que, principalmente nesta faixa etária, o uso de livros, músicas, brincadeiras
são excelentes mediadores, ampliando as possibilidades das discussões verbais.
Quadro inicial para o horário
extraclasse semanal para o professor de pré-escola na escola de horário parcial
PROFISSIONAL
DA TURMA
|
HORÁRIO
DE TRABALHO
|
HORÁRIO
EXTRACLASSE SEMANAL
|
PROFESSOR
II
|
7h
15min às 11h 45min*
12h
45min às 17h 15min*
Ou
7h
30min às 12h*
13h
às 17h 30min*
|
|
*De acordo com a Resolução nº 1178 de 02/02/12, no
art. 4º e § 1º
Desta maneira, garantem-se, aproximadamente, 6h30min
iniciais de horário extraclasse. Este horário será, gradativamente, ampliado, de
acordo com a possibilidade de recursos humanos destinados à escola.
Para integrar o grupo de professores, sugerimos
pequenos encontros quinzenais, dinamizados pelo Coordenador Pedagógico, por
grupamento, garantindo que, neste momento, as crianças estejam em seus horários
de Educação Física ou Assembleia.
Horário extraclasse semanal para
o professor de pré-escola, na escola de horário integral
PROFISSIONAL
DA TURMA
|
HORÁRIO
DE TRABALHO
|
HORÁRIO
EXTRACLASSE SEMANAL
|
PROFESSOR
II
|
7h
30min às 16h 30min*
ou
8h
às 17h*
|
·
·
30 minutos
diários no desjejum =2h30 semanais
·
·
30 minutos
diários no lanche= 2h30 semanais
·
Nestes
momentos, as crianças, de acordo com a chegada, serão coordenadas pela equipe
da Direção.
·
2 tempos de Educação Física, 1 manhã e 1 tarde
·
1 h de Assembleia com a Direção;
·
1 hora de atividades (oficinas e/ou projetos específicos) com a
Coordenadora Pedagógica, Sala de Leitura ou outro profissional disponível;
Sugestão de estratégia:
2
horários de oficinas 2 vezes na semana nas quais as
crianças estarão distribuídas pelas demais turmas e/ou oficinas (HC).
|
*De
acordo com a Resolução nº 1178 de 02/02/12, no art. 4º e § 2º
Esta
carga horária deverá ser dividida de forma equilibrada, entre os turnos.
Comentários
Postar um comentário