Pular para o conteúdo principal

Servidor vai ser preparado para assumir posto de líder



Prefeitura do Rio capacitará funcionários para exercerem cargos estratégicos na administração pública. Quem for aproveitado receberá salário diferenciado

POR ALESSANDRA HORTO
Rio -  A Prefeitura do Rio lança hoje no Diário Oficial o programa “Líderes Cariocas” que vai capacitar os servidores municipais para assumirem cargos estratégicos, e até mesmo assumirem o posto de secretário ou subsecretário. A medida prevê que o funcionário poderá atuar como liderança do setor ou órgão em que ele é lotado. Os aprovados no curso que será oferecido terão salário diferenciado.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Para todos os casos, os servidores terão um adicional em seus vencimentos. Ainda está em estudo o valor a mais e o como será pago.

“Os alunos serão avaliados a cada seis meses e indicados a promoções. Eles serão preparados para ocupar cargos-chave na Prefeitura do Rio. Formarão um banco de talentos. É um trabalho inédito no setor público”, explica o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho Teixeira.

A Fundação João Goulart será a responsável pela orientação do programa. A primeira triagem terá mil servidores e, em seguida, serão selecionadas 200 pessoas que vão formar o primeiro grupo ainda este mês. Poderão se inscrever funcionários concursados ou comissionados de todas as carreiras, como médicos, engenheiros, professores, guardas municipais e fiscais.

A inscrição será feita pela Internet, em espaço que será divulgado no www.rio.rj.gov.br. Do total de participantes, 80% serão escolhidos no portal. Os 20% restantes poderão ser indicados por secretários, o que não significa que o servidor está apto a fazer o curso.

Exemplos no setor privado que serão implementados no município

O decreto publicado hoje no Diário Oficial apresenta as regras do plano, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Casa Civil, Hay Group e do Coppead/UFRJ. A proposta da pasta é implementar na prefeitura práticas de sucesso do setor privado e aplicar no executivo práticas internacionais na gestão de pessoas e encontrar talentos entre os servidores. A secretaria apontou ainda que o projeto foi utilizado em planos de carreira de empresas como Coca-Cola, Ambev, IBM, TAM, entre outras.


Comentários