Assunto: Casa de Alfabetização


Circular E/SUBE nº 12
Rio de Janeiro, 02 março de 2012.


Senhor (a) Coordenador (a) de E/SUBE/CRE
Senhor (a) Gerente de E/SUBE/CRE/GED

                       

                     A Casa de Alfabetização é um Projeto de Escola e de Educação da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro que implica entender, planejar e desenvolver processos de Ensino e de Aprendizagem com vistas à construção dos processos de Leitura e Escrita.

                                 
                    
                      
2.              Nessa perspectiva, encaminhamos, em anexo, o quadro de AcompanhamentoLeitura e Escrita que deverá ser utilizado por todos os professores regentes do 1º ao 3º ano.

                
                                                        
Breve Tutorial de  preenchimento da Planilha de Acompanhamento

A planilha tem as seguintes funcionalidades visando precisão e facilidade de lançamento.
  • Só é possível lançar “s” para cada quesito. Assim deve-se deixar em branco quando não for satisfeita a condição. Escolhemos o “s” minúsculo para ser mais fácil a digitação. Quando alguma outra letra for digitada aparece a mensagem de erro: “Só digite “s” minúsculo e só quando a condição for VERDADEIRA. Clique, agora, em “Cancelar” e faça a correção.”
  • A data deve ser digitada no formato especificado dd/mm/aa. É PRECISO DIGITAR TAMBÉM AS BARRAS”/” PARA O CORRETO LANÇAMENTO DA DATA.
  • Para evitar que a data ou o nome de algum estudante seja esquecido, a planilha colore de vermelho a posição do Nome do estudante se isto acontecer.
  • Caso, apesar da indicação em vermelho mencionada acima, persistir sem lançamento Nome ou Data de Nascimento, no cabeçalho aparecerá o aviso, em laranja, e tamanho grande alertando sobre a situação.
VOCÊ ESQUECEU DE LANÇAR A DATA OU O NOME.
O aviso se apaga quando o problema for corrigido
  •  A planilha calcula automaticamente o número de quesitos lançados com “s” (SIM)
  • Ela calcula também o número total de alunos.
  • Bom trabalho!

Comentários