Pular para o conteúdo principal

volta às aulas com mochilas Mais de 500 mil estudantes da rede municipal vão receber também uniforme e material escolar


Mais de 500 mil estudantes da rede municipal vão receber também uniforme e material escolar

POR MARIA LUISA BARROS
Rio -  A Prefeitura do Rio vai distribuir a partir de hoje mochilas e kits de material escolar na volta às aulas para 538 mil alunos do Ensino Fundamental, incluindo turmas do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e da Educação Infantil. A novidade deve incentivar os estudantes a encerrar as férias uma semana antes do Carnaval. As famílias não precisarão ter gastos com uniforme. Cada estudante receberá ao menos três camisas e duas bermudas.

Nas Escolas do Amanhã, Ginásios Experimentais e Ginásio Experimental Olímpico, os alunos ganharão cinco camisas de uniforme, duas bermudas, cinco pares de meia, um par de tênis e um agasalho (jaqueta e calça comprida). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a distribuição do material didático será feita nas próprias escolas ao longo das próximas semanas.

No município, o início do ano letivo será aberto às 9h pelo prefeito Eduardo Paes e pela secretária de Educação, Cláudia Costin, na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo. A sala onde o atirador Wellington de Oliveira disparou contra alunos em abril do ano passado teve as paredes demolidas e virou área de passagem para um novo prédio de quatro andares, com sala de informática, biblioteca, laboratório de ciências, auditório para 100 pessoas e outros.

A Rocinha também ganhou novidades para o ano letivo: o 19º Ginásio Experimental da cidade, que atenderá 210 alunos do 7° ao 9° anos, no prédio da Escola Municipal André Urani. Os estudantes terão biblioteca, laboratório, refeitório, elevador panorâmico, pátio coberto e quadra esportiva com vestiários.

Mais tempo em sala de aula

A partir deste ano, estudantes de 114 unidades, sendo 58 Cieps, vão passar mais tempo estudando. A SME ampliou nessas escolas o horário para turno único de 7h. A meta é que até 2020 todas as escolas funcionem em período integral. O município terá no total 18 Ginásios Experimentais e um Ginásio Experimental Olímpico, em Santa Teresa, onde os alunos poderão contar com apoio de tutores para desenvolver projetos de vida. Nas demais unidades, disciplinas de Inglês e Artes serão oferecidas desde o 1º ano.

O que cada turma vai levar

Jovens e adultos: 4 cadernos com 200 folhas; 1 caderno de cartografia com 96 folhas; 1 régua; 4 lápis; 4 canetas azuis; 1 apontador com depósito; 2 borrachas e 1 tubo de cola.

Formação até o 5º ano: 3 cadernos do tipo brochura; 1 caderno de cartografia; 1 régua plástica; 1 caixa de lápis colorido com 12 cores; 3 lápis; 2 canetas azuis; 1 apontador com depósito; 1 tubo de cola; e 2 borrachas.

Alunos do 6° ao 9° anos: 3 cadernos universitários; 1 caderno de cartografia; 1 régua plástica; 1 caixa de lápis colorido com 12 cores; 1 tesoura sem ponta; 3 lápis; 2 canetas azuis; 1 apontador com depósito; 1 tubo de cola; e 2 borrachas brancas.

Educação Infantil: 1 caderno de desenho; 3 lápis; 1 tesoura; 1 apontador; 1 pasta plástica; 1 tubo de cola; 1 caixa de lápis de cor; 1 caixa de giz de cera; e 2 borrachas.

Comentários