Olimpíada de Língua Portuguesa


Para além de um concurso, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro se traduz em uma proposta de formação docente, desenvolvendo-se por meio de ações valorosas e um rico material que orientam a prática pedagógica considerando a importância do trabalho com os gêneros textuais – que se encontram nas esferas discursivas da vida social – por levar em conta os diferentes domínios sociais de comunicação envolvidos na produção e compreensão dos textos orais e escritos.
Com o tema “O lugar onde eu vivo”, a dinâmica da Olimpíada, além de favorecer a ampliação e o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita, favorece o conhecimento e a valorização da história e da cultura locais; estreita os vínculos de nossos alunos e alunas com o “seu lugar” – possibilitando-lhes um novo olhar acerca da realidade e, a partir daí, a perspectiva de transformação.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro contempla o trabalho com os seguintes gêneros textuais:
1-  POEMA – 5º e 6º anos do Ensino Fundamental
2-  MEMÓRIAS LITERÁRIAS – 7º e 8º anos do Ensino Fundamental
3-  CRÔNICA – 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio
4-  ARTIGO DE OPINIÃO – 1º e 2º anos do Ensino Médio

   É importante registrar...
§ Para a 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi enviada às escolas públicas brasileiras – que atendem um ou mais anos escolares entre o 5º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio – uma coleção com quatro pastas. Em cada uma delas há material que visa colaborar com o professor no ensino da leitura e da escrita em um gênero textual, quais sejam:
- 1 caderno do professor,
- 10 exemplares idênticos da Coletânea de textos e 1 CD-ROM.

§ Esta coleção poderá ser utilizada não apenas na preparação para a Olimpíada, mas como mais um instrumento que visa auxiliar o trabalho docente em relação aos conteúdos de Língua Portuguesa que precisam ser ensinados durante o ano letivo.
 
§ Ao se inscrever o professor passará a integrar a rede Escrevendo o Futuro e a receber gratuitamente a revista Na Ponta do Lápis – uma publicação periódica com artigos, entrevistas, análise de textos e relatos de prática docente. 

Esteja atento ao início das inscrições acessando WWW.escrevendo.cenpec.org.br. Em breve enviaremos a senha para que possa ser efetuada.

Comentários